A capital da nova Província do Cuando, Mavinga, acolheu nesta sexta-feira, 28 de Fevereiro, uma visita do Ministro do Turismo Márcio de Jesus Lopes Daniel, acompanhado por investidores e empresários do sector.
Com o objectivo de constatar as condições para a implementação de projectos turísticos nos segmentos de eco turismo e turismo de aventura, os empresários e investidores foram recebidos em sessões privadas pelo titular do turismo que se fez acompanhar do Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral bem como do Secretário de Estado, Augusto Laurindo Kalikemala, o Director Geral do INFOTUR, Lukeni Araújo e do Director Nacional de Projectos e Ordenamento Turístico, Denilson Gonçalves.
O grupo de empresários, composto por representantes de empresas nacionais e estrangeiras, mostrou-se satisfeito com a iniciativa do Governo em recebê-los e atender às suas preocupações que condicionam as propostas de investimento e parceria.
O PCA da Agência Angolana para a Gestão da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), referiu que o turismo é essencial para o desenvolvimento da região: “O Turismo será uma das molas para impulsionar o desenvolvimento da nova Província do Cuando e só podemos desenvolver o turismo com um forte envolvimento do sector privado. A nossa missão é facilitar este processo. Os empresários estão comprometidos, pretendem investir e dinamizar a actividade turística nesta zona”, declarou Rui Lisboa.
Para o Governo Provincial do Cuando, apostar no turismo é garantir o desenvolvimento sustentável: “A vinda de empresários simboliza um momento importante no desenvolvimento da nossa Província, contribuindo para o crescimento sócio-económico, geração de renda e emprego para a juventude. Estamos de braços abertos para trabalhar de perto e eliminar quaisquer burocracias”, afirmou o Governador Lúcio Amaral.
No final da visita, o Ministro Márcio Daniel fez um balanço positivo da actividade e reafirmou a importância da região angolana do okavango ter as condições necessárias para acolher turistas e empreendimentos de qualidade internacional e que por seu turno, os empresários devem estar munidos de capacidade técnica e financeira para investir, tendo como ponto de partida a preservação da biodiversidade local.
A nova Província do Cuando faz parte de uma das regiões naturais mais intocadas e inexploradas do mundo, berço da origem do maior delta do mundo, o Delta do Okavango e faz parte da Zona de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze, KAZA.












