A Região angolana do Okavango representa um dos principais potenciais ecoturísticos de Angola e da África Austral. Esta Região caracteriza-se pela presença de extensas savanas que mantém o seu estado selvagem e puro e sem indícios de artificialidade antropogénica. A Região do Okavango foi num passado recente, um dos maiores santuários da vida selvagem em Angola, e na Africa Austral, albergando espécies emblemáticas da fauna selvagem, como Elefantes, Búfalos, Leões, Leopardos e Rinocerontes. Após o declínio dessa vida selvagem, tem-se observado um movimento de regresso em função do grande corredor migratório de vida selvagem do Cuando para as outras zonas da Região.
A Região angolana do Okavango alberga as principais fontes da agua de Angola e de vários países da Africa Austral. Considerado como a torre de agua, nasce nesta Região umas das mais importantes bacias hidrográficas de Angola cuja a mais conhecida é a Bacia do Okavango, cujo principal rio, o Cubango-Okavango, alimenta a mais de 90% o debito do Delta do Okavango, no Botswana, após uma passagem pela Namíbia. Desse feito, Angola pode ser considerado como o Berço do Okavango.
Os imensos recursos hídricos proporcionam imensas oportunidades de investimento e em vários sectores, principalmente no ecoturismo, agro-negócios, principalmente na agricultura, a nível dos polos agrícolas já identificados em toda a Região.
A riqueza cultural e diversificada dos povos que habitam a Região é uma mais valia, destacando aqui a existência da comunidade khoisan que preserva os seus hábitos seculares. Ao lado desta grande cultural, destaca-se igualmente o passado histórico da Região, marcada pela grande batalha do Cuito-Cuanavale, cujos feitos são relatados pelo Monumento da Batalha do Cuito Cuanavale uma obra prima de inigualável beleza, que foi erguida para perpetuar a memoria de todos que lutaram naquela gloriosa batalha.
A Região apresenta ainda imensas dificuldades de acesso, devido a fraca presença de infraestruturas, mas que pode constituir também uma oportunidade para os empresários investirem no sector transversal e criar condições para o arranque de outras actividades.
A Região angolana do Okavango oferece actualmente uma das melhores áreas naturais da África Austral, rico em recursos naturais, pronta para acolher os investimentos nos diversos domínios, principalmente nos do ecoturismo e de agronegócios. A infraestruturação da Região representa igualmente uma grande oportunidade de negócio nesta promissora Região.
A zona transfronteiriça do Bico de Angola é a área com maior o destaque da Região devido a maior concentração de vida selvagem da Região e por geograficamente tem acesso facilitado para outros Países da Africa Austral, constituindo-se por enquanto a zona mais nobre da de todo o Okavango angolano. Na zona do Bico de Angola, que é o local ideal para atracção dos primeiros investidores na nesta Região, já existem importantes manifestações de interesses de investimento. Contudo, outras áreas têm um grande potencial carecendo de mais algum investimento para o repovoamento da vida selvagem, que é o principal activo turístico da Região. Para lá dos Parques Nacionais também existem imensas áreas, onde é possível criar projectos de fazendas de pecuarização de vida selvagem e desenvolver projectos de concessões ecoturísticas. Destacando aqui os municípios do Cuangar, Calai, Nankova e Cuito Cuanavale que são propícios para estes tipos de projectos.
O agronegócio ou “green business” é sem dúvida a alternativa económica mais viável para a Região angolana do Okavango, que constitui a aposta do Executivo angolano para o desenvolvimento sustentável e integrado desta Região. Portanto, as oportunidades de negócios albergam o domínio das energias renováveis, das actividades ecoturísticas e serviços associados e da exploração sustentável dos recursos de flora e fauna da Região.
Exploração de Energia Renováveis
Exploração sustentável de recursos flora e fauna pelas comunidades
Ecoturismo & Serviços
Agronegócio
Copyright 2020 © Todos os direitos reservados a ANAGERO | Desenvolvido por CASOUSA.NET