OFICIAL DE MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO
A posição está aberta a cidadãos dos países membros do KAZA TFCA, por ex, Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué. A sede é em Kasane, no Botsuana, e o cargo tem a duração de 3 anos, com possibilidade de extensão, mediante desempenho.
Objectivo principal do trabalho
O Oficial de Monitorização e Avaliação (M&A) reportará e trabalhará sob a supervisão administrativa do Gestor de Programa. Liderarão os esforços de monitorização, avaliação e aprendizagem do Secretariado do KAZA TFCA. Serão responsáveis por coordenar e facilitar o projecto/revisão e implementação das actividades de M&A no KAZA TFCA; e será responsável pela análise de diferentes dados na ferramenta de monitorização de impacto do KAZA e outras ferramentas de monitorização, incluindo ao nível do projecto, bem como na ferramenta de M&A do programa SADC TFCAs.
Principais áreas de desempenho
- O Oficial de Monitorização e Avaliação (M&A) será responsável pelo desenho, coordenação e implementação da monitorização, avaliação e estrutura de aprendizagem no Secretariado do KAZA TFCA.
- Desenvolverão e/ou assegurarão uma estrutura de monitorização sistemática para melhorar as provas qualitativas e quantitativas recolhidas pelo KAZA TFCA e parceiros para todos os seus programas e projectos e assegurarão o alinhamento dos projectos por vários parceiros de implementação.
- Apoiar as Agências Nacionais de Implementação de todos os 5 países parceiros com a monitorização e a elaboração de relatórios sobre as suas componentes nacionais.
- Liderar o acompanhamento das actividades implementadas no âmbito da componente regional/transfronteiriça.
- Coordenar todas as actividades de monitorização anuais que exijam a colaboração entre os estados parceiros. Isto inclui, entre outros, avaliações socioeconómicas rápidas anuais, visitas de campo conjuntas anuais, eficácia da gestão das áreas protegidas e apoio à investigação sobre a vida selvagem.
- Consolidar a monitorização e reportar informação dos 5 Estados Parceiros em relatórios de progresso semestrais e anuais de elevada qualidade
- Assegurar que todas as partes interessadas cumprem os calendários e as orientações de qualidade para monitorização e relatórios, conforme estabelecido no manual de M&A.
- Facilitar workshops de revisão semestrais e anuais.
- Organizar e facilitar as visitas de campo programadas com os doadores e outras partes interessadas
- Garantir o controlo geral de qualidade do M&A através de visitas regulares de campo e participação em reuniões regionais e reuniões dos Comités Directores Nacionais.
- Coordenar a recolha de informações programadas na estrutura de monitorização de impacto do KAZA e manter o contacto com todas as partes interessadas.
- Desenvolver continuamente a capacidade de M&A entre todas as partes interessadas através de sessões de formação e coaching.
- Estabelecer a ligação com o Gestor Financeiro do Secretariado para garantir que os relatórios de progresso técnico e financeiro são harmonizados e incluem os dados de M&A.
- Estabelecer a ligação com várias partes interessadas, incluindo parceiros de implementação e doadores para a organização de avaliações externas
- Documentar as lições aprendidas em artigos para distribuição no site do KAZA TFCA e outros meios de comunicação.
Competências
- Bom trabalho em equipa, mas capaz de trabalhar de forma independente.
- Demonstrar fortes competências de facilitação e comunicação
Qualificações
- Mestrado em gestão, recursos naturais/ambiente, estudos de desenvolvimento, estudos populacionais, estatística, ciências sociais ou outras disciplinas relevantes.
- Licenciatura ou equivalente) em combinação com dez (10) anos de experiência relevante pode ser aceite em vez do grau universitário avançado (mestrado ou equivalente).
- Qualificações ou formação específica e experiência em M&A para projectos de desenvolvimento/conservação serão uma grande mais-valia.
Experiência
- Um mínimo de 7 anos de experiência sólida na conceção e implementação de sistemas de M&A para grandes programas de conservação e meios de subsistência.
Se cumpre estes requisitos e está interessado, clique no link abaixo para submeter a sua candidatura www.staffwise.co.bw O prazo limite para a receção de candidaturas é 14 de Abril de 2025, até ao final do expediente. As inscrições enviadas por e-mail não serão consideradas.