Realizou-se de 13 a 23 de Setembro a Segunda Edição do Raid Okavango, uma expedição que celebrou os 50 anos da Independência de Angola e promoveu o turismo interno e a integração regional. O evento contou com a participação de mais de 100 turistas e 25 viaturas, num percurso que atravessou paisagens deslumbrantes, comunidades acolhedoras e locais históricos, reforçando o espírito de aventura e o orgulho nacional.
Ao longo dos dez dias de viagem, os participantes viveram experiências únicas de contacto com a natureza e com as culturas locais, uma das passagens mais marcantes foi o percurso entre o Cuito Cuanavale e Mavinga, conhecido carinhosamente pelos participantes como “Cala Boca” e com razão! “Demorámos 16 horas para percorrer 204 quilómetros, com os carros a enterrarem-se repetidamente na areia desafiante, várias operações de resgate e até uma pequena missão de busca por um veículo desaparecido”, contou Louise Leach
Participante da segunda edição e especialista em turismo dinâmica, com mais de 30 anos de experiência abrangendo a África Austral e mercados internacionais.
“Chegámos de madrugada, montámos as tendas no escuro, exaustos mas eufóricos. No dia seguinte, entre cafés e Cucas bem geladas, rimos sem parar. A música ‘Nkalakatha’, de Mandoza, tornou-se o nosso hino não oficial. Tocávamos sem parar, dançávamos e improvisávamos letras sobre a aventura do ‘Cala Boca’ um momento verdadeiramente lendário!”, Lembrou Louise.
Para Nesly Alejandra Stahl participante da Segunda Edição do Raid Okavango e de nacionalidade americana, foi uma experiência transformadora. A energia, as paisagens e o acolhimento do povo angolano fizeram-me sentir em casa. Angola é um país de uma beleza autêntica e surpreendente, afirmou
O Raid Okavango reafirma-se, assim, como um evento de referência no calendário nacional, combinando aventura, cultura, turismo e sustentabilidade. A segunda edição não só consolidou o sucesso da primeira, como também deixou memórias marcantes e o compromisso de continuar a promover o nome de Angola além-fronteiras.


